“Voos privados, ruas públicas”: Abolir Jatos Privados transforma fachada de empresa de aviação privada


Comunicado de imprensa enviado a 17/04/2023

O grupo por justiça climática Abolir Jatos Privados colou na fachada de uma empresa de aviação de luxo a mensagem de descontentamento público com o setor de aviação privada

Este fim de semana, o grupo Abolir Jatos Privados colou na fachada das empresas de aviação de luxo Osiris e O-Jets cartazes pintados à mão por jovens, adultos, e crianças. A ação pacífica contou com cartazes que liam “vosso luxo ou nossa sobrevivência” e “aviões no ar, colapso na terra”.

A ação surge após um relatório recente da Greenpeace revelar que as emissões da aviação privada cresceram rapidamente, duplicando em Portugal só no ano passado. O grupo aponta a desigualdade climática de um voo privado entre Londres e Nova Iorque emitir mais CO2 que uma família média portuguesa num ano inteiro, quando estes servem menos de 0.1% da população.

O grupo, que em fevereiro deste ano inutilizou as máquinas de raio-x do aeródromo de Tires, anunciou no seu comunicado que não tem planos para desescalar as suas ações face o agravar da crise climática. Convoca uma conversa pública dia 21 no Largo das Residências, para decidir com a sociedade civil o que fazer quanto à desigualdade climática e inação governamental.

The post “Voos privados, ruas públicas”: Abolir Jatos Privados transforma fachada de empresa de aviação privada appeared first on Abolir Jatos.