OCUPÁMOS. ESTAMOS DE VOLTA. COM REPRESSÃO POLICIAL E UM ONDA DE CALOR RECORDE 🔥😉
Estudantes estão a ocupar na cidade universitária em Lisboa @fimaofossil.flul e @ocupa.fpie , já com ameaças de polícia.
Na escola secundária Dona Luísa de Gusmão 10 polícias foram chamados contra um menor a protestar pelo fim ao fóssil. @ocupa.luisa
No técnico também passaram a noite @ocupa.tecnico
Em Coimbra estudantes protestavam e começavam a ocupação quando a polícia foi chamada. @fimaofossil.coimbra
Em Faro @ocupa_tomas.cabreira e no Porto @ocupa_flup estudantes protestaram em solidariedade
Entretanto ouvimos do Instituto Português do Mar e Atmosfera, que hoje poderão ser até ultrapassados alguns máximos históricos para o mês de abril
Ao mesmo tempo, as autoridades em Espanha são obrigadas a planear “ajustes nos horários das escolas”, não por protesto, mas porque – para a terceira onda de calor deste mês – “poderão ser ultrapassados alguns máximos históricos para o mês de abril” (meteorologista do IPMA).
A crise climática não é normal. A nossa resposta também não pode ser.
Só podemos deixar de ocupar quando 1500 pessoas se comprometerem a bloquear o Porto de Sines, maior entrada de gás fóssil em Portugal.
Já o fizeste?
Mostrámos o rabo na cerimónia do 50o aniversário do PS porque este governo não faz um cu para resolver a crise climática. Temos de ser nós a tomar ação para parar com o crime, e por isso vamos ocupar escolas e bloquear o terminal de gás em Sines.
Celebrar o quê, se não há planeta B? Daqui a uma semana ocupamos mais de 10 escolas e universidades pelo fim ao fóssil até 2030 e pela eletricidade 100% renovável e acessível a todas as famílias até 2025.
O governo deveria estar a fazer um plano para o fim dos combustíveis fósseis e a transição energética justa COMPATÍVEL com os prazos da ciência climática. Mas não está, porque o que os move é o lucro.
Os governos não nos vão salvar da crise climática. Nós somos aquelas de quem estávamos à espera, e por isso ocupamos escolas e universidades pelo fim ao fóssil até que 1500 pessoas se comprometam a participar na ação de desobediência civil no terminal de gás, em Sines.
Primavera das Ocupas ©, .