Mais de 100 obras de 70 cineastas negros na Ubuplay – para ver grátis


Mais de 100 obras de 70 cineastas negros na Ubuplay – para ver grátis

Idealizada por Márcio Brito Neto, cineasta, produtor cultural e director de teatro, a plataforma de streaming brasileira Ubuplay vai ser lançada em Novembro, para colocar “A diversidade negra em movimento”. A novidade, com acesso 100% grátis, nasceu a partir da investigação de doutoramento de Márcio, intitulada “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu e os Cinemas Negros Brasileiro”, que permitiu mapear mais de 400 cineastas negros, negras e negres que dirigiram filmes no Brasil entre 2000 e 2020. “Conhecer um pouco destra trajectória nos ajuda a compreender como chegamos até aqui e nos dá força para seguir adiante”, assinala a iniciativa, lembrando que “reverenciar aqueles que se empenharam numa luta contra as opressões e os estereótipos é vital para fortalecermos os cinemas negros”. Aplaudimos, seguimos e divulgamos!

Texto por Afrolink

Foto de capa Andres Ayrton @Pexels 

Desde meados do passado mês de Julho no Instagram, a Ubuplay apresenta-se como “a nova plataforma de streaming dos filmes dirigidos por pessoas negras”. Com lançamento agendado para Novembro, a novidade vai reunir “mais de 100 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, dirigidas por 70 cineastas negras, negros e negres”.

O projecto nasceu a partir da investigação de doutoramento “Akilombamento Cinematográfico: Ubuntu e os Cinemas Negros Brasileiro”,  desenvolvida pelo pesquisador Márcio Brito Neto, no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense.

A pesquisa permitiu mapear mais de 400 cineastas negros, negras e negres que dirigiram filmes no Brasil entre 2000 e 2020, levantamento que inspirou Márcio Brito Neto a criar a Ubuplay.

“Conhecer um pouco destra trajectória nos ajuda a compreender como chegamos até aqui e nos dá força para seguir adiante”, assinala a iniciativa, lembrando que “reverenciar aqueles que se empenharam numa luta contra as opressões e os estereótipos é vital para fortalecermos os cinemas negros”.

Empenhada em tornar o mercado da sétima arte mais inclusivo e representativo, a plataforma defende que “compreender a configuração sociocultural dos agentes envolvidos é essencial para promover mudanças e superar as desigualdades presentes na indústria cinematográfica brasileira”.

Siga a Ubuplay no Instagram, juntando-se a este projecto que põe “a diversidade negra em movimento”.

O conteúdo Mais de 100 obras de 70 cineastas negros na Ubuplay – para ver grátis aparece primeiro em Afrolink.