Convocatória para a Semana Internacional de Solidariedade para com os Presos Anarquistas 2023 – de 23 a 30 de agosto


O mundo está em chamas. A crise climática está a agravar-se e em vez de máscaras contra a Covid-19, agora as pessoas são obrigadas a usarem máscaras contra o fumo dos incêndios florestais. Ao mesmo tempo, grandes áreas são inundadas devido às fortes chuvas causadas pela contínua poluição do meio ambiente. Nada disto se deve às decisões individuais de cada um. Não é por nos errarmos na compra de um produto no supermercado, a causa está na exploração sistemática dos recursos naturais e humanos.  Os governos e as grandes corporações estão a levar-nos para uma catástrofe climática que, neste momento, parece imparável.

Os governos e as grandes corporações criaram um mundo em que os ricos são mais importantes do que tudo o resto. Isto foi particularmente percetível quando os media a nível mundial não tiveram nada melhor para noticiar do que falarem durante 5 dias sobre um submarino desaparecido com  5 pessoas ricas, enquanto centenas de outras pessoas morriam no Mediterrâneo quando tentavam conseguir melhores oportunidades para as suas vidas.

As políticas de extrema-direita, conservadoras e autoritárias estão a aumentar em todo o mundo. Alguns adotam-nas para começar guerras e matar milhares de pessoas, outros para construir muros e proteger o que pensam ser a sua propriedade, e outros para se capacitarem e armarem no mundo digital. A vigilância está em crescendo e os Estados estão-se a intrometer cada vez mais nos nossos espaços privados, ouvem as nossas conversas particulares e guardam dados sobre nós com uma profundidade e um pormenor que nunca poderíamos imaginar. As ferramentas dos Estados para esmagarem a resistência, até mesmo a própria ideia de luta contra o sistema, são experimentadas a cada minuto que passa. Muitos anarquistas, antiautoritários, ativistas ambientais e antifascistas em todo o mundo estão sujeitos à repressão porque atuar  anonimamente num mundo digitalizado é mais difícil do que nunca.

Com todos os obstáculos que surgem no nosso caminho durante a luta por um mundo melhor, as ideias e valores anarquistas continuam a ser importantes. Em tempos de crise, começam a ganhar força os métodos de organização coletiva, a ajuda mútua e o princípio da solidariedade. O sistema entrará em colapso e devemo-nos preparar para retomar um mundo que nos foi roubado pelas corporações, pelos proprietários de iates e pela indústria bélica. Um mundo que devia ser para todos. E enquanto os nossos companheiros são colocados atrás das grades e os Estados tentam escondê-los nos cantos mais escuros das suas prisões, não vamos ficar parados, mas lutar até que voltem a ser livres.

Rompamos juntos o cerco!

É por isso que mais uma vez convocamos uma Semana Internacional de Solidariedade para com os Presos Anarquistas. Mostra a tua solidariedade! Escreve cartas, organiza debates ou projeções de filmes, torna os nossos companheiros visíveis nas ruas com uma faixa ou com pintadas e mostra-lhes que estão nos nossos corações e que lutamos juntos.

Vamos lembrar aqueles que lutaram contra a injustiça e pagaram com a vida.

Ninguém será livre até que todos nós o sejamos!

Call for International Week of Solidarity with Anarchist Prisoners 2023 // 23 – 30 August