Olá, regabofe!


Amanhã espalhamo-nos ao comprido pelo Regueirão dos Anjos. É o arraial comunal, é a festa que merecemos, é a Recreativa dos Anjos com a Sirigaita a dar tudo (tudo menos copos, tragam os vossos!).

Para que não sobrem dúvidas: o arraial é no Regueirão dos Anjos, em frente ao número 69. Há comida para todxs, há DJs (incluindo a nossa Gabriela SoundSystem) e há a Sirigaita em peso a dividir esforços com o RDA (fofinhxs!) e a aprender a assar sardinhas (nós é mais bolos). Os dinheiros da noite serão irmãmente divididos para apoiar ambas as bases da vida comunal. É solidariedade, é autonomia, é amor atrás de um grelhador!

Na Sirigaita continuamos a conspirar como deve ser, com reuniões e encontros quase todos os dias (vê abaixo), mas o bar dxs sócixs só abre quando anunciado.

A busca por uma casa para a Sirigaita é assunto cada vez mais presente nas nossas conversas, porque o mega-proprietário que nos calhou na rifa como senhorio quer-nos fora da Rua dos Anjos em Fevereiro de 2024. A Junta de Freguesia diz estar “de pés e mãos atados”(shocking!) e nós continuamos a bater a várias portas. Se, como nós, achas que a Sirigaita não pode ficar sem casa, e te lembrares de alguma forma (aka espaço) para ajudar, diz coisas.

Próximas aberturas do bar dxs sócixs:

Sexta-feira | 16 Junho | 19h30 – 23h

Inauguração de exposição de fotografia Faccio cose, vedo gente, de Noah com dj set de Sergix DJ

Noah é um fotografo auto-didata que vive em Lisboa desde 2018. Foi aqui que começou a mostrar o trabalho dele em várias exposições. A sua paixão pela fotografia nasceu 2016, quando encontrou por acaso uma câmara em sua casa. Desde então, tem estudado a técnica e a história da fotografia por conta própria. Gosta de capturar a vida do dia-a-dia tal como ela se revela à sua frente.

Sergix DJ faz parte do coletivo Velcro, contribuindo para o colectivo com as suas irresistíveis escolhas de música pop, queer e electrodance. Na Sirigaita vai passar os melhores sons trash-dançantes, graças a uma constante pesquisa auditiva nas zonas mais queer de Bologna e Lisboa.

Domingo | 18 de Junho | 19h

Tertúlia marxista: Revolução e guerra civil na Espanha

«Os apologistas do capital dizem-nos que transformar a sociedade é utópico, que sempre houve pobres e ricos, governantes e governados, que a injustiça faz parte da “natureza humana”. Porém, a história da classe trabalhadora está cheia de lutas revolucionárias, onde os explorados se organizaram para mudar as coisas, “assaltaram os céus”, como disse Marx, e conseguiram gerir a sociedade sem precisar de patrões, generais, juízes e ministros burgueses. Não percam o ciclo de tertúlias-debates do Colectivo Marxista na Sirigaita sobre a história das revoluções, onde analisaremos estes acontecimentos numa perspectiva materialista e tiraremos lições para as lutas de hoje!»

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com